Presidente ou presidenta?

Compartilhe:


Simplificando o assunto, as duas formas estão corretas e registradas no VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Academia Brasileira de Letras). Mesmo assim, há divergências entre gramáticos e a “briga” é boa. O importante é saber que a escolha entre elas é opcional. Você prefere que forma: presidente ou presidenta?

Sem titubear, eu prefiro dizer “a presidente”. Se eu aceitasse a forma “presidenta”, por coerência, eu deveria aceitar também “gerenta”, “estudanta”, “clienta”, “ajudanta” etc. Todas essas formas, incluindo “presidenta”, não me soam bem e isso conta muito na hora de eu ter que decidir entre algumas questões da língua portuguesa.

Comentários

  1. Ernane says

    Gostei bastante da revisão da língua portuguesa. Agradeço de coração pelas dicas.Sempre que puderes, envia-me algumas dicas do nosso dia a dia via e-mail.

  2. Avelino Medina says

    A forma preferida é presidente, assim como gerente, agente e outras congêneres.Formaram-se a partir do neutro latino. Isso de a Dilma intitular-se presidenta é cópia das presidentes latino-amercanas da Argentina e do Chile.O castelhano padece do mesmo vezo.Este não é o local para aprofundar o assunto.Avelino Medina ,

  3. marta lacerda says

    Gostei muito de participar do Blog
    Estou a muito tempo sem rever português e agradeço a oportunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *