Analfabetismo Funcional

Compartilhe:


“Analfabetismo Funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples. Tais pessoas, mesmo capacitadas a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional.

O analfabetismo funcional não é excluído do ensino superior. Frequentemente, professores reclamam de alunos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos, que criam manuscritos vazios, herméticos e incoerentes. Alguns podem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas, escrever com clareza não é mais importante.

Esses índices tão altos de analfabetismo funcional devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro.”

Comentários

    • Céu Marques says

      In english, spanish, french, german, italian… All comments are welcome around here. Thank you for the nice words!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *