Céu em Lisboa

Compartilhe:

11 de fevereiro de 2016

Há dois dias, retornei de Lisboa e, como qualquer turista, voltei com “algumas” fotos. Divido com vocês um pouquinho da minha viagem, pois acredito que esta troca cultural enriquece bastante o blogue. Já me adianto dizendo que os portugueses falam e escrevem muito bem a língua portuguesa, respeitando as regras gramaticais e mostrando o quanto o nosso idioma é realmente encantador. Dava orgulho de ler as placas, os cartazes e os famosos azulejos com os seus dizeres, espalhados pelas ruas lisboetas. A legenda dos filmes também eram impecáveis e imagina que até me deparei com a elegante mesóclise. Mostrar-lhes-ei as fotos agora. Boa viagem! 🙂 Céu Marques.


língua portuguesa céu marques lisboa
1. O Mosteiro dos Jerônimos, construído no século XVI, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

língua portuguesa céu marques lisboa
2. Torre de Belém, localizada na margem direita do rio Tejo, é um dos monumentos mais expressivos da cidade. Também foi classificad0 como Patrimônio Mundial pela UNESCO e eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

língua portuguesa céu marques lisboa
3. No monumento Padrão dos Descobrimentos, além da estátua principal do Infante Dom Henrique, de ambos os lados das rampas há um total de 32 figuras da história dos descobrimentos.

língua portuguesa céu marques lisboa
4. Na fábrica Pastéis de Belém, a receita original dos tradicionais pastéis é um segredo exclusivo. Tradicionalmente comem-se os pastéis de Belém ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.

língua portuguesa céu marques lisboa
5. A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e hoje está ocupado por ministérios e outros departamentos governamentais. É uma das maiores praças da Europa.

língua portuguesa céu marques lisboa
6. Óbidos é uma vila portuguesa e, ao contrário do que se possa pensar, o nome não deriva da parônima óbitos, mas sim do termo latino ópido, significando cidadela, cidade fortificada.

língua portuguesa céu marques lisboa
7. O Mosteiro da Batalha é hoje o grande monumento do gótico final português e o primeiro onde se estreou a arte manuelina.


língua portuguesa céu marques lisboa
8. Santuário de Fátima – Em 1917, Jacinta, Francisco e Lúcia (os três pastorinhos) dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora (nos dias 13, de maio a outubro, tendo em agosto acontecido no dia 19.) No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias e, numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora.

língua portuguesa céu marques lisboa
9. As montanhas, o mar e o sol radioso de Sesimbra criam um cenário pitoresco que pode ser admirado de vários pontos altos. A vila oferece aos seus visitantes um rico legado histórico e uma beleza natural cativante, com bonitas praias, restaurantes de peixe fresco, esplanadas à beira-mar e uma diversidade de esportes aquáticos.

língua portuguesa céu marques lisboa
10. Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, está sentado a uma mesa no exterior do Café A Brasileira, imortalizado numa estátua de bronze da autoria de Lagoa Henriques (veja abaixo).
lp16

língua portuguesa céu marques lisboa
11. A Fundação José Saramago é um lugar para descobrir mais sobre o único escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Dizem que os restos mortais de Saramago estão sepultados ali, sob uma oliveira trazida de sua cidade natal (veja abaixo).
lp18 lp19

lp20
12. Um artista de rua, caracterizado de Fernando Pessoa, vende suas pinturas feitas com café. Como não parar para ver?

lp21
13. Falando em café, como admiradora da bebida, ficava meio frustrada com a quantidade que vinha na xícara sempre que eu pedia “um cafezinho, por favor”. O pior era o preço em euro desta miniatura. Melhor nem fazer a conversão para real.

lp22
14. Como amo idiomas (em primeiro lugar sempre a língua portuguesa) não resisti e registrei este belo azulejo. Aliás, em cada esquina, encontrava um mais lindo do que o outro.

lp23
15. Não dá gosto de ler? Infelizmente, coisa rara de se encontrar por aqui.

lp14
16. Visitando uma vinícola. Pena que não estava na época das uvas. Na foto, estamos embaixo de uma roseira. Infelizmente, sem rosas, pois também não era época delas. A guia nos ensina que é comum a criação de roseiras bem perto da produção de uvas, pois, caso apareça alguma praga, elas primeiro vão atacar a roseira. Um alerta importantíssimo e tempo necessário para agir e não deixar que as uvas sejam atingidas.

língua portuguesa céu marques lisboa
17. Agora é o momento de degustar alguns vinhos portugueses.

língua portuguesa céu marques lisboa
18. Aqui no Brasil são ternos. Em Portugal, fatos.

língua portuguesa céu marques lisboa
19. Na primeira foto, túmulo de Fernando Pessoa (Mosteiro dos Jerônimos). Na segunda,  Cristo Rei (melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa). Na terceira, janela dentro da Torre de Belém.

lp24
20. E para terminar, aqui estão alguns deliciosos doces portugueses.

Comentários

  1. Fatinha Assis says

    Hoje conheci esse blog e já fiz ‘N’ pesquisa. Sou professora de Língua Portuguesa e amo a língua e minha profissão. Realmente essa página só vem a contribuir com tudo, trabalho e vida. Amei tudo Céu. E seu nome tem tudo a ver hem? Céu que me fascina, pelo azul ou não, e você que tudo compartilha e que tanto bem faz e encanta. Grata por você, pelo desprendimento e lindura. Amei ver Portugal através de seu olhar. Muita Luz!

  2. Hércules rozo says

    Gostei das fotos, dos comentários e principalmente das placas. Qdo estive em Portugal me encantava ouvir o uso dos pronomes. Senti falta de uma foto do elevador de Santa Justa. Lá de cima a vista de Lisboa e do Tejo é uma vista inesquecível!

  3. Maira Guarabyra says

    Belíssimas fotos e epígrafes idem.
    Mas, oh celeste blogueira, lembrai:
    As aves, que aqui gorjeiam,
    Não gorjeiam como lá.

  4. hernanda persona says

    Amei!! Principalmente que não ficou a tirar fotos como papagaia, mas sim, ousou conhecer cada local visitado. Está de parabéns!!!

  5. Cli rodrigues says

    Amei o roteiro da alegria, Céu! Gostei muito das fotos e da sua carinha de feliz! Senti falta de um close do desenho feito a café! E que café caro…. Pelo visto… Muito contente de ver tanta coisa bonita! E que cor de mar! Eu te desejo muito mais viagens lindas!!! Beijos!

    • Céu Marques says

      Cli, comprei uma pintura feita com café do artista. Vou providenciar a foto. Obrigada pela dica!

  6. Marcelle Oliveira says

    Fui à Portugal em 2013 e adorei! Fui em quase todos esses lugares (amei Fátima) e um lugar que eu não pude deixar de ir foi a Casa de Fernando Pessoa. Você não foi? Fui também ao Castelo de São Jorge. A vista de lá é sensacional! Portugal é uma viagem que vale muito a pena! Deu saudade! Abs, Marcelle.

    • Céu Marques says

      Marcelle, fui ao Castelo de São Jorge, mas não entrei. Vi por fora e fiquei passeando ali pelas redondezas. Foi quando me deparei com o artista de rua, caracterizado de Fernando Pessoa, fazendo as belas pinturas dele com café. Com relação à Casa de Fernando de Pessoa, infelizmente, não fui. Tomara que eu tenha outra oportunidade para poder visitar a casa do poeta.

      • Marcelle oliveira says

        Eu também torço para ter a oportunidade de voltar lá. Claro que quero conhecer outros lugares, mas Lisboa é uma cidade linda! Vale a pena cada local visitado!

  7. Ana Paraty says

    Faltou um pouquinho mais para chegar ao Porto!! 🙁 Da próxima vez tens que começar o tour pelo norte!! Se eu tiver disponibilidade vou levar-te a lugares que só são visitados quando acompanhado por pessoas locais, combinado?!! Beijinhos

    • Céu Marques says

      Combinadíssimo, Ana. Vou cobrar e agradecer muito. 🙂 Eu já tinha ido a Portugal em 2011 e conheci o Porto. Realmente é um lugar lindo.

  8. Elvira says

    Viagem maravilhosa! Obrigada pelas recordações. Acompanho o teu “blog” com muito interesse e, sempre, compartilho, com o intuito de incentivar o estudo do nosso idioma, que Olavo Bilac tão bem identificou como “A Última Flor do Lacio”.

    • Céu Marques says

      Realmente foi maravilhosa, Elvira! Não só pelo lugar, mas também pela companhia. ♥ Obrigada pelas palavras.

  9. Cecilia says

    Parabéns pela sua pequena viagem por Lisboa e arredores. A quinta que visitou ema qual infelizmente não conseguiu ver as vinhas no seu esplendor, foi a Quinta de Alcube, na bela região de Azeitão, famosa pela sua gastronomia (excelentes queijos, vinhos e doces). Nesta região há variadissimas quintas como essa, todas elas produtoras de excelentes vinhos. Volte sempre!!!!

    • Céu Marques says

      Exatamente, Cecília, o nome era Quinta de Alcube. Tive a oportunidade de degustar alguns vinhos deliciosos e conhecer os famosos sobreiros: árvores da família do carvalho, cultivadas no sul da Europa e a partir das quais se extrai a cortiça.

  10. Margarida says

    A foto legendada como Mosteiro de Alcobaça, é, na realidade o Mosteiro da Batalha, perto de Fátima.

  11. Maria Elizabeth Boura Pereira says

    Amei. Sou filha de portugueses e estive nos mesmos lugares em 2012. Voltarei em breve, creio rs Adoro seu blogue e repasso para várias pessoas. Obrigada por tudo.

    • Céu Marques says

      Sou eu que agradeço a sua participação. Também sou filha de portugueses e visitar Portugal é sempre uma viagem muito especial. Obrigada pelas palavras.

  12. Luana raquel s. coimbra says

    Que lindo tudo isso, Céu.
    Eu tenho acompanhado o seu blog e a sua página no Facebook há um tempinho. Essa sua viagem por Portugal parece ter sido encantadora.

    Eu também trabalho com a Língua e sou amante dela.

    Desejo felicidades.

    Luana

  13. Singra de abreu says

    Que maravilha ler com tantos detalhes sobre a terra dos meus avós… Lindas fotos!!! Amei as curiosidades e saber que escrevem e falam corretamente! Beijos!????

  14. gelson luiz m. dos santos says

    D+ DA CONTA ESSAS FOTOS! MUITO DA HORA. SOU APOSENTADO E PENSO EM MORAR EM PORTUGAL. SEGUNDO PESQUISAS Q FIZ, REFERIDO PAÍS SERIA O MELHOR PARA APOSENTADO VIVER. É LÓGICO Q É NECESSÁRIO QUE SE TENHA UM SALÁRIO RAZOÁVEL, O QUE SERIA DE PELO MENOS UNS 8 MIL REAIS POR MÊS PARA PODER VIVER COM CERTA TRANQUILIDADE NESSE PAÍS. GOSTEI DEMAIS DESSA FOTOS, MUITO BACANA MESMO! VALEU E TUDO DE BOM.

    GRATO.

    GELSON

    • Céu Marques says

      Gelson, também fiz umas pesquisas e elas apontaram que Portugal é realmente um dois países mais procurados pelos aposentados. Pena que o real esteja tão desvalorizado com relação ao euro. Essa diferença na moeda pode ser um empecilho para muitos. Com relação à tranquilidade de você fala, é um dos aspectos que mais conta, junto com a saúde e a educação. Podemos viver lá de forma digna. Sem medo, sem violência. Isso conta muito para os brasileiros. Obrigada pelas palavras.

  15. João Candido de Lima Neto says

    Que bela viagem! Obrigado, por você compartilhar tantas histórias contidas nas fotos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *