Diminutivo

Compartilhe:

golfinho1

A palavra golfinho vem do latim delphīnus, “golfinho, peixe do mar; constelação”, do grego delphís,înos; com influência de golfo. O golfinho é designação comum a vários mamíferos cetáceos, marinhos, especialmente aqueles da família dos delfinídeos que não alcançam grandes dimensões e que possuem o focinho alongado formando um bico.

Trata-se, ainda, de modalidade de golfe jogado num campo de pequenas dimensões, cujo percurso é entremeado de túneis, pontes, curvas fechadas e outros obstáculos. Nesta situação, a palavra deriva de «golfe + –inho».

Para saber mais! Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro, é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *