Idealizadora

Compartilhe:

lingua portuguesa blog céu marques

Meu nome é Maria do Céu e moro no Rio de Janeiro. Sou formada em Letras (Português – Literatura). Concluí o curso em 1997 e, desde lá, mantenho-me em contato com o nosso idioma que tanto admiro. Dou aula particular de Português para alunos do Ensino Fundamental (1º ano – 9º ano).

A criação deste blog, inaugurado em dezembro de 2014, é mais um passo do meu desenvolvimento profissional. Em agosto de 2011, criei a página Língua Portuguesa e ela foi muito bem aceita no Facebook, já ultrapassando 1 milhão de curtidas. Agora é a vez do meu blog! Dedicar-me-ei a ele com o mesmo carinho e comprometimento que tenho com a minha página.

Publicarei, diariamente, um vasto material sobre a língua portuguesa. Meu objetivo é mostrar um pouco o conhecimento que tenho sobre o nosso idioma e aprender muito com vocês. Desejo que a nossa troca de informações seja proveitosa para todos.

Um abraço,
Céu Marques

Comentários

  1. Paulo Jose says

    Olá a todos. Gostei muito do blog, pois amo profundamente a língua portuguesa, me chamo Paulo e estou cursando LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS. Tenho futuro planos para o trabalho com a nossa língua mãe e desde já agradeço e aceito toda ajuda possível. Parabens a professora Céu Marques e que esse trabalho se fortaleça cada vez mais. Felicidades a todos.

  2. Djane says

    Maria do Céu que maravilha de blog! Parabéns! Desde logo aviso, por favor não repare em meus erros de português, rs.
    Apesar de ainda não ter passado um pente fino em seu blog , fiquei muito feliz ao notar que você valoriza a norma culta do nosso idioma,uma vez tenho minhas ressalvas em relação ao novo acordo ortográfico.
    Formei-me em Ciências Sociais no ano de 2002, sou professora de sociologia do Estado do Rio de Janeiro, mãe de um menino de 5 anos, moro em Cabo Frio e gostaria que neste primeiro momento, você me orientasse em relação ao material didático de língua portuguesa para o ensino fundamental, principalmente os primeiros anos. É possível?

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
    Que Deus a abençoe.
    Atenciosamente agradeço

  3. Ana claudia andrade says

    Olá, Céu!
    Gostaria de elogiar seu trabalho, é excelente! Parabéns!
    Quero aproveitar e deixar uma sugestão. Já chegou a ler sobre a proposta da “Sala de aula invertida”? É uma proposta que da mais autonomia para os alunos, sem desmerecer o trabalho do professor, muito pelo contrario! Abre diversas possibilidades, ajuda a lidar com a falta de motivação, falta de interesse na leitura, na escrita etc. Minha sugestão é que você faça um artigo ou uma publicação sobre isso. Não tenho dúvidas de que você, eu e todos irão gostar e se beneficiar muito!

    Abraços!

    • GUstavo barral says

      Desculpe-me minha querida, mas isso é mais uma asneira dos teóricos da má educação, pergunte, pesquise e descubra como foram, como são formados os intelectuais, os doutores, os mestres, os bons engenheiros, os melhores professores.

  4. Gustavo de Oliveira says

    Muito legal !!!
    Parabéns pelo conteúdo e pela ajuda que o teu blog proporciona !!!

  5. Sampaio says

    Parabéns pela iniciativa de dividir conosco tudo isso; não pare! Continue sim, por favor…há muitos como eu precisando de “socorro” e, vc tem sido um canal de bênçãos interminável Céu Marques…
    Olha o nome: Céu. rsrsrs
    Sinônimo do que é bom.
    Obrigado

  6. Roberto Felipe says

    Céu, seu blog contém muitas coisas interessantes relacionadas a ortografia, mas esqueceu da dinâmica da língua. Vejo você muito apegada a gramática tradicional e nem se quer atenta para a variedade linguística ao seu redor. Observamos que você ficou presa, no tempo e no espaço, numa redoma gramatiqueira.Que tal fazer ciência linguística para quebrar essa redoma, ver outros horizontes da língua portuguesa brasileira e mergulhar no rio caudaloso da língua? É bom também sair dos seus igapós. Recomendo, para provocar as primeiras rachaduras em sua redoma, que leia o livro “Preconceito linguístico” de Marcos Bagno.
    Até breve!

    • Céu Marques says

      Roberto, realmente sou muito apegada à gramática tradicional, pois foi o que eu estudei na escola e na faculdade e acredito que lá estão as regras da nossa língua portuguesa, que devem ser estudadas diariamente, para que erros da norma culta não se tornem ainda mais corriqueiros. Muitos pessoas me falam do livro do Marcos Bagno que você mencionou e respeito muito o trabalho do autor. Agradeço a sua indicação de leitura, mas, independente disso, continuarei defendendo sempre o uso correto da nossa língua, mesmo que digam por aí que o conceito de certo e errado não existe mais. A meu ver, isso não é preconceito linguístico, isso é apenas a minha postura de lidar com a língua portuguesa. Não estou dizendo que estou certa e os outros, errados, apenas defendo o que eu aprendi com os meus professores e também defendo o que está escrito nas gramáticas tradicionais. Obrigada pelo envio das suas palavras e pela oportunidade de falarmos sobre o assunto aqui no meu blog.

    • Maria says

      Suas palavras, para mim, pareceram mais críticas que sugestões. Uma boa crítica começa enaltecendo os pontos fortes, que há aqui neste blog da querida professora céu ( a qual muito educadamente te agradeceu) e depois, com humildade, que me pareceu te faltar, você que pareceu ser o MESTRE DOS MESTRES de português da caverna do dragão. Portanto, faça seu próprio blog ou seja mais gentil, educado e humilde em tuas críticas e sugestões aos que fazem. Mas não é novidade teu tom pois vivemos num país onde muitos não fazem nada pelo próximo sem intere$$e e ainda se critica aos que fazem.

  7. says

    Olá!

    Acabei de aprender o que é polissemia no seu blog e gostaria de dizer que a do verbo ‘mostrar’, no último parágrafo, torna seu texto levemente vaidoso, quando a melhor qualidade do blog, para mim, é a humildade mostrada no compartilhamento do conhecimento.

    Desejo a ti todo sucesso possível, e agradeço por seu trabalho estar aqui, grátis, para todos que precisam.

    Um abraço!

    • Céu Marques says

      Marcelo, não entendi muito bem o que você quis dizer. Poderia, por favor, se explicar melhor? Obrigada!

  8. Gyöngyi T.Nagy says

    Oi Céu! Estou aprendendo portugues…adoro a sua página no Facebook e aqui. Poderia colocar um dicionário das Olimpíadas? e algumas frases usadas nos esportes? seria atual e útil para conversar sobre os esportes. Obrigada! Gyöngyi

    • Céu Marques says

      Gyöngyi, infelizmente, as Olimpíadas terminaram e não tive tempo de publicar o conteúdo que você sugeriu. De qualquer maneira, saiba que está aqui anotado. Obrigada!

  9. Jilmar Santos says

    Parabéns, Céu Marques! Fico muito feliz em ver que tem muita gente dedicada a ajudar e a compartilhar um pouco do seu conhecimento com o próximo.
    Costumo sempre usar esses blogs e redes sociais para me aprimorar aos estudos. Obrigado pela contribuição!

  10. Thiago says

    Parabéns pelo blog, professora. Acabei de ler o post que trata da diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal e tirei todas as minhas dúvidas. Muito obrigado.

    Desejo-lhe muito sucesso!

  11. Margaret says

    Adorei o blog. Parabéns! Gostaria de saber qual a melhor maneira de ensinar português a uma pessoa adulta que comete muitos erros em todo tipo de concordância. Vícios por desconhecimento de regras e longa convivência com uso incorreto da língua. Desde já agradeço e a parabenizo. ?

    • Céu Marques says

      Boa pergunta, Margaret! Não se pode encarar o ensino a adultos da mesma maneira que o ensino direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Procure analisar o perfil da pessoa e descubra o melhor método para estimular o ensino. Muitos adultos não gostam de admitir que estão errados e muito menos admitir que não sabem o português, afinal, essa é a nossa língua. Eles só perceberão suas lacunas de aprendizado justamente quando se depararem com novas informações. Tenha paciência e, quando perceber os avanços da pessoa, jamais se esqueça de elogiá-la. Deixe bem claro que aquilo que você está ensinando irá ajudar a pessoa a ampliar o conhecimento da língua portuguesa e assim ela se sentirá mais confiante e motivada em outros aspectos profissionais e pessoais.

  12. Elder says

    Parabéns pelo belo e importantíssimo trabalho, Céu!
    Gostaria que você postasse matéria sobre a regência do verbo pisar, de acordo com a norma culta, logicamente.
    Espero que não pise a bola. rsrs…
    Bom trabalho!

      • roberto guedes says

        boa tarde ceú! ,é a primeira vez que vou fazer o ENEM,que dica me ajudaria para português,ou seja que assunto que tenha mais probabilidade de cair na prova?

        • Céu Marques says

          Na primeira página do blog, há uma postagem referente a esse assunto. Procure por lá, por favor. Bom estudo!

  13. Eder Lopes says

    Olá professora, meu nome é Eder e estou amando seu blog, pretendo fazer letras mas terminei o 2º grau em 2010 e fiquei 5 anos parado só focado no trabalho mas agora quero voltar a estudar e seu blog está me ajudando muito.
    Muito obrigado!

    • Céu Marques says

      Obrigada pelas palavras, Eder! Parabéns pela atitude de voltar a estudar. Fico muito feliz em saber que o meu blogue está lhe ajudando. Sucesso!

  14. luiz Fernando says

    A sua didática de expor os conteúdos de forma simples, porém de fácil entendimento, tem me ajudado bastante nos meus estudos para conquistar uma vaga como servidor.
    Obrigado.

    • Céu Marques says

      Que bom, Luiz Fernando! Fico feliz com as suas palavras. Continue firme nos estudos e sucesso em todas as provas.

  15. luiz felipe ramos de oliveira says

    Muito obrigado por proporcionar a todos os Brasileiros esta oportunidade para quem estuda e eu sou um deles. Graças a Deus por sua dedicação para melhora de nossa língua-mãe. Pois a maioria das pessoas não tem está chance muitas vezes por não saber aonde encontrar pessoas especiais com objetivo de colocar a melhora da nossa cultura.

  16. NETO LOIOLA says

    Parabéns, Professora Céu Marques.
    Sua atitude de dividir o seu conhecimento com outras pessoas é muito importante.

  17. Dircilene says

    Visitei o blog pela primeira vez e gostei muito, tentei cadastrar minha senha para fazer login e não estou conseguindo, estou fazendo tudo certo eu acho, todo passo a passo. Tentei até redefinir senha mesmo sem ter nenhuma, mas nada dá certo. 🙁 Creio que deva ter algo errado com a página. Se puder dar retorno ficarei grata.

  18. Mayara Barbosa says

    Parabéns pela iniciativa, o meu primeiro contato com a página foi a anos atrás (logo no início) e todos os dias eu fazia questão de conferir as publicações com uma atenção especial… O resulto? Me apaixonei ainda mais pela Língua Portuguesa e resolvi fazer dessa paixão minha profissão, escolhi cursar Letras, ainda estou no início mais sempre tive e tenho a certeza que essa paixão será para a vida toda! Obrigada Céu, Deus te abençoe! Sucesso!

    Mayara/PE.

  19. Rosana says

    Desculpe mas é a primeira vez que acesso seu blog e logo na primeira pagina de hoje estava a diferença do uso do artigo o e a nas mesmas palavras, mas acho que há um equívoco no grama e na grama, ou seja o grama não é medida de peso e sim de massa.

  20. Rogerio Rocha says

    Amo a língua portuguesa e me sinto super feliz por você Maria do céu tornar esse amor a língua portuguesa cada vez mais vivo, obrigado Maria do céu e continue nesse seu projeto bonito.

  21. Márcio Pereira dos santos says

    Oi professora Céu,muito obrigado pelas dicas,considero língua portuguesa um tesouro inesgotável,quanto mais a conheço mais fico encantado com ela,um dos aspectos que mais tenho pesquisado diz respeito a construção da historia a partir do Brasil e não tanto vinculado a tradição lusitana,nesse sentido espero contar com dicas importante de sua parte na bibliografia do estudo da historia da língua portuguesa no Brasil.forte abraço

  22. Elizangela Matias says

    Seria formidável e interessante se o blog fosse para estudos direcionado a concursos públicos! O que acha?

  23. Roberto Alves Domingues says

    Gostaria de somente lhe parabenizar pelo grande trabalho de nos conscientizar sobre a nossa língua materna! Parabéns e que você continue sempre com esta missão tão importante de ensinar outros seres a se libertarem da ignorância interior, ou seja, de saberem se expressar, de uma maneira exata, de tal modo que, o sentimento interior seja demonstrado em sua íntegra para o meio exterior através da maneira correta! Muito obrigado pela sua atenção. Boa noite.

    • Céu Marques says

      Muito obrigada pelas palavras, Roberto! Elas são fundamentais para que eu dê continuidade ao meu trabalho.

      • João Paulo says

        A expressão fala da falta de relação, pertinência ou semelhança entre dois elementos, e existe, com a mesma forma, em outras línguas. Em Portugal se diz “não ter nada que ver”, assim como no espanhol “no tener nada que ver”. Já no Brasil se deu preferência à estrutura francesa, “n’avoir rien à voir”. Em todas, se enfatiza, pelo verbo ver, a falta de semelhança. O Inglês difere de todas as outras línguas com o seu “to have nothing to do with”, enfatizando, com o verbo fazer, a falta de relação ao invés da falta de semelhança. Como se vê (sem trocadilho), a expressão é praticamente autoexplicativa. Agora, o que a expressão “nada haver” poderia querer vir a significar é algo que deixo à imaginação dos leitores do blog…

  24. FRANCISCO CARLOTO COSTA E SILVA says

    Parabéns pela sua iniciativa. Que sirva de exemplo para outros profissionais que poderiam ajudar ao nosso povo com o melhor uso de nossa lingua

  25. CArlos Mattos says

    Tive contato com seu blog através de um ex-professor de inglês, e gostei muito.Sempre gostei de falar e escrever corretamente, e passei isso aos meus filhos ( mais novo não gosta muito…). Esse blog será de grande ajuda para minhas dúvidas. Parabéns!

  26. Antonio pinheiro says

    Maria do Céu, muito obrigado por sua dedicação com a nossa lingua; Eu sempre ouvi muitas pessoas falarem que a língua portuguesa é muito difícil, em alguns momentos cheguei a concordar,depois que conheci sua página cheguei a conclusão de que a língua não é difícil, alem de ser a segunda língua mais bonita do planeta e a sexta mais falada, é óbvio que tem os seus muitos e diversos recursos e suas complexidades,cabe-nos estudar, aprender e usufruir com orgulho por sermos possuidores deste fabuloso patrimônio imaterial

  27. Marcio A. Couto says

    Olá, muito obrigado pelas dicas e orientações à respeito da escrita, gosto muito de escrever e ler também, mas por favor não nos abandone! Um abraço e felicidades.

  28. aNDRÉA BRÍGIDA ALMEIDA DA SILVA says

    Olá Céu, boa tarde!
    Admiro muito seu trabalho e estou sempre visitando e curtindo suas postagens. Parabéns por compartilhar conosco dicas vitais de nosso idioma.
    Sou jornalista, editora de um boletim eletrônico mensal, na ESF- Escola do Servidor da FAETEC, no RJ. Tb tenho licenciatura em Língua Portuguesa e atualmente estou montando um Curso voltado para Produção Textual, para treinamento dos servidores.
    Vc tem este assunto já publicado?
    Atenciosamente,
    Andréa Brígida

  29. Fabio Cassi says

    Conheci seu site pelo facebook, e adorei! Continue com o excelente trabalho, para não deixar a “flor de Lácio morrer”. 🙂

  30. Nágila SOUSA says

    Acabei de conhecer o blog, Céu Marques estou encantada pelo trabalho desenvolvido. Sou apaixonada pela Língua Portuguesa. Obrigada por nos oferecer esse trabalho brilhante. Sucesso! Parabéns.

    • says

      Poxa!Parabéns! Que lindo seu Blog: tudo de mais importante da nossa Língua, objetivo e corente com nosso ensino do Fundamental ao Médio.
      Sou professora de EF – tenho 6°, 7° e 9° anos. Adoro meu trabalho em sala de aula. Sou do Paraná, cidade Castro. Estivemos em greve, mas de volta às aulas, usando de toda criatividade para dar conta. Abraços a você e a todos que aqui compartilham contigo.

  31. benisse evangelista says

    Minha opinião é que a comunicação deva atingir seus objetivos. Claro que no meio “culto” os professores, devam se colocar “corretamente”, aplicando os termos línguísticos com o máximo de precisão. Sou Pedagoga e Psicopedagoga

  32. says

    É difícil, dificílima nossa língua portuguesa, principalmente por causa das regras. Sou jornalista há mais de 50 anos, lido diariamente com palavras, mas com um dicionário ao lado. Não gosto de repetir palavras. O que sei de nossa língua portuguesa aprendi de ouvido, como os músicos, no meu caso da leitura. Esse seu site é importantíssimo, vou ser um habitué visitador. É motivo de vaidade quando se escreve corretamente. Sou editor de um jornal aqui no sul do Ceará: > gazetadenoticiascariri
    Obrigado pelo site e um abraço

    • luis herrera says

      Sou um colombiano com muito desejo de falar e escrever português. Há dois anos estou tentando esta tarefa importante para mim. Eu tenho viajado dois vezes a Brasil. Estou planejando viajar para as Olimpíadas Rio 2016. Espero estar falando bem para então. Acho que seguir esta página me ajudara muito. Muito obrigado por suas aulas e dicas, gosto delas muito.

  33. JACQUELINE SILVA PINTO says

    Parabens pelo novo blog.Ja acompanho as suas publicaçôes pelo facebook e, muitas vezes compartilho.
    Gostomuito da nossa lingua e agora , que estou morando fora, me esforço mais ainda para poder falar e escrever bem.Sei que é dificil porem, nao desisto.

  34. Antonio pinheiro says

    Eu como muitos brasileiros não conseguia compreender e por isso gostar da língua portuguesa, ate que encontrei na web e mais precisamente no Facebook a pagina Língua portuguesa, comecei por curtir, compartilhar algumas publicações e então passei a ter mais interesse em escrever, digitar, ler e falar mais corretamente, inclusive estudar melhor os verbos e a nossa gramatica e tudo que lhe é relativo.
    Maria Céu, Você tem e está prestando um imenso e singular serviço a nossa geração, muito obrigado pela sua pagina no Facebook e seu blog…Antonio Pinheiro – Fortaleza

  35. Alexandre says

    As postagens são ótimas. Assim como todos aqui, sou apaixonado pela última flor do latim, nosso rude e doloroso idioma. Diverte-me pensar quão rude e doloroso é para quem abrevia palavras, conjuga verbos em tempo de internet e concorda não sei o que com não sei onde numa regência pelas estrelas e a lua. Até o momento de realizar, nenhum deles está muito preocupado se há é verbo ou a é artigo. Comunicam-se destruindo o nosso amado e sonoro português, apenas porque se importam apenas com o sentido e nada mais. Nós que seguimos e compartilhamos os exemplos aqui, somos como Narciso a olhar para o espelho. E a quem deveria chegar o reflexo de tamanha beleza nunca vai se importar com a análise sintática do que está escrito. Mas nós não desistiremos.

    • MARIA ELISABETE RAMOS SANTOS . says

      Parabéns!!!!!!!!!!! Faço minhas as palavras de Alexandre ! Seu trabalho é muito valioso!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Maria angela da Silva Vescovi says

    Obrigado Céu ,por compartilhar seus conhecimentos conosco. Acompanho voce desde a página dedicada ao nosso idioma , sou tão amante dele que diversas pessoas me perguntaram se sou professora, só que como não sou respondi que amo uma boa leitura , escrita….

    • Céu Marques says

      Obrigada pelas palavras, Maria Angela! Fico feliz em saber que você já acompanha o meu trabalho há bastante tempo. Continue por aqui. 🙂

      • José Alves Feitosa says

        Professora sou muito seu fã… Acompanho seu trabalho desde a página do facebook, quero muito aprender com suas postagens e também contribuir…

  37. elena lima says

    Professora, sou sua fã, e o legal é que a senhora interage com com internautas, nunca me deixou sem respostas, estamos juntas, Bjs.Elena

  38. Eramis padilha says

    Hoje fiquei sabendo do seu Blog, e feliz por encontrar tantos esclarecimentos sobre como escrever corretamente. Certamente será o meu guia para dirimir dúvidas. Parabéns pelo seu trabalho.

  39. Adriana Spedine says

    Olá, boa noite !!
    Parabéns pelo seu blog, adorei !!
    Gostaria que indicasse uma gramática não muito difícil, que tivesse uma didática fácil… não sei se assim que digo “didática”.
    Tenho 45 anos e faço faculdade de Serviço Social, estou sentindo muita dificuldade em escrever corretamente, pois, com o tempo esqueci muitas regras de português e amo um texto, relatório, redação bem escritos.

    Obrigada Céu,

    Adriana

  40. Marco Antonio de Souza says

    Olá parabéns pelo blog, mas tenho uma dúvida referente a questão proposta em seu blog referente ao verbo assistir, que por acaso caiu igualzinha no concurso da policia militar de Santa Catarina a alguns dias. No meu entendimento a resposta dessa questão seria a alternativa A vendo que todas as alternativas estão certas, pois realmente se você pensar que os torcedores assistiram, eles devem assistir AO jogo e não o jogo, porém se você pensar que quem “assistiram” foram os árbitros ou bandeirinhas ou mesários, então estes assistiram O jogo e não AO, de forma que não há um texto de contextualização das assertivas conclui-se que todas inclusive a II está correta.
    Caso tenha equivocado-me peço desculpa.
    Abraço.

      • Céu Marques says

        Esforço-me para responder a todos, Marco Antonio! Às vezes é possível, outras vezes não. Mas vamos lá… Coloque aqui, por favor, o link da questão a que você se refere. Obrigada!

  41. Monica contreras says

    Lindo o blog, estou aprendendo e praticando muito e sobretudo adoro, sou professora de portugués no Peru.

  42. ROSANA says

    ADOREI O SEU BLOG! PARABÉNS! UMA LINGUAGEM SIMPLES QUE ATINGE A TODOS! ACOMPANHO SEMPRE! VALIOSAS E BENDITAS DICAS! UM GRANDE ABRAÇO PARA VOCÊ E UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!!!

  43. says

    Muito obrigado pela superlouvável iniciativa, Céu!

    Você merece um prêmio pelas contribuições valiosas que você dá com as dicas do Língua Portuguesa!

    Parabéns e um abraço! 🙂

  44. Jane Peixoto says

    Oi, Céu. Parabéns pelo belo trabalho!!! Continue a simplificar o ensino da nossa Língua. Adoro suas postagens!!!

  45. Lia Oliveira says

    Olá, Céu! Acompanho e compartilho muitos dos seus posts no fb. Admiro seu empenho em dividir conosco seus conhecimentos conosco. Moro fora do país faz muitos anos e a pouca utilização acaba fazendo com que “percamos a prática” em falar e escrever. Me flagrei, há algum tempo, escrevendo “agente” ao invés de “a gente” e fiquei de saia justa, justo eu, que sempre admirei nosso idioma e fui boa aluna em português e que sempre dei muita importância a falar e escrever o mais correto possível. Serei frequentadora do seu blog para que continue aprendendo e me atualizando (houve reforma ortográfica nesse meu tempo fora). Sucesso e um abraço desde a Bélgica!

  46. Dayane Carneiro says

    Ótima iniciativa, Céu! Sinto muito amor e dedicação em seus postados. Continue contribuindo e ajudando! Sou assídua… Parabéns!!!

  47. Max says

    Olá Céu! Tenho aprendido muito com o seu blog.Sou aluno de Letras,estou no 4 º período,você é um exemplo de dedicação e amor ao que faz.Obrigado por me inspirar.

    • Céu Marques says

      Imagina! São vocês que me inspiram a continuar. De verdade! Obrigada pelas palavras, Max!

  48. Julio Marcelo says

    Moro fora do Brasil por muitos anos e com o passar do tempo vamos perdendo a habilidade com nosso idioma. Creio que sera de grande ajuda. obrigado

  49. José Silva Ferreira says

    Olá professora Maria do Céu!
    Sou um apaixonado pela língua portuguesa. Venho acompanhando as suas postagens pelo Facebook. A cada postagem sua, sinto que adquiro novos conhecimentos da língua. Espero poder comprar um livro sobre gramática, cuja autora seja você.
    Paz, força e alegria com o abraço do

    Jota Ferreira

  50. Gyöngyi tnagy says

    Parabens Maria! Sou Gyöngyi da Hungria, professora das línguas (alemao, russo, inglés e húngaro) Estou aprendendo portugues, e a tua página me ajuda muito.Gosto de receber informacoes sobre a estrutura das línguas, sobre a sistema, como funciona. Até os brasileiros que eu conheco, admiram a pagina que vc criou..eles aprendem muito sobre a idioma portuguesa que eu adoro. Obrigada!

  51. Cris Cardoso says

    Olá, Céu! Já sou sua seguidora no facebook e adoro suas postagens! Com certeza seu blog também será de grande sucesso e valia aos admiradores da língua portuguesa.

    Beijos de luz!

  52. DIANA says

    Oí Ceu, eu sou Diana da Colômbia, eu estou aprendendo português e gosto muitio de seu blog e página em facebook, muito obrigada pelas dicas, são muito úteis para as pessoas que estamos aprendendo sua língua.

  53. AMARILDO LEAL TAVARES says

    Boa noite, gosto muito de sua página do facebook, curto-a bastante e também aprendo. Sou Pedagogo no Marajó- Pará . Parabéns,

  54. CLAUDIA RENATA says

    OLÁ MARIA DO CÉU. TAMBÉM SOU FORMADA EM LETRAS, PORÉM MUITO ANTES DE VOCÊ. COMECEI POR CAUSA DO MEU AMOR PELA LITERATURA, MAS ACABEI APAIXONADA PELA LÍNGUA PORTUGUESA. GOSTO DA SUA PÁGINA, COMPARTILHO MUITAS COISAS. SUCESSO COM SEU BLOG. BEIJOS

  55. Genesis says

    Olá,

    Eu sempre gostei das publicações do Facebook e até ontem encontrei o blog.. Eu sou da Costa Rica e acho que é um blog ótimo para quem deseja continuar aprendendo uma língua tão linda como a sua! Parabéns pelo blog, está muito legal!

  56. Eduardo argentina says

    Oi Céu Sou argentino, conhoci a lingua portuguesa nas aulas da facultade de Hotelaria e Turismo. Os professores que tirabam aulas em minha facultades eram brasileiros. Estou adorando suas aulas e ajuda e muito. Desejo muito sucesso para vc Professora bjs Eduardo Grondona

  57. Célia Ramos says

    Adoro sua página do facebook, curto-a bastante como também aprendo. Minha graduação é História mas aprendo português com Vc para aplicar nas minhas aulas. Parabéns, bjs.

  58. eNÉAS aNTONIO pIRES says

    Olá Céu Marques, como vai?
    Eu sou graduado em Letras Português/Inglês e pós graduado (especialista) em Literatura Teoria e Crítica.
    Eu amo nossa língua Portuguesa e tenho um blog com algumas publicações.
    Nesta semana escrevi um soneto e gostaria de enviá-lo a você, se me permitir e pedir que caso o leia, me envie seu parecer crítico.
    Muito obrigado
    Enéas

  59. Graça Lós says

    Olá, Maria do Céu!
    Já faz algum tempo que lhe acompanho pelo seu facebook. Por isso todos os elogios dirigidos a você são muito justos e eu assino embaixo.
    Tenho uma dúvida na redação em nossa língua que até hoje não consegui uma resposta. Se você puder me ajudar, ficarei muito grata;
    Trata-se do uso do “este” ou “esse” durante a escrita. Sei o uso este (para perto de quem fala) e esse (para perto de quem escuta). Na linguagem oral, tudo bem, mas na escrita… Espero que você possa me ajudar.
    Felicidades para você no seu novo Blog!

  60. cristiana says

    Parabéns pela página e pelo blog! Sempre compartilho suas mensagens, acredito que é uma ótima forma de contribuir com o bom uso da nossa língua portuguesa. Sucesso!

  61. Vãnia malta says

    Gosto muito dos Idiomas ,principalmente da LÍNGUA PORTUGUESA E DO ESPANHOL e logo que encontrei o site Língua Portuguesa me apaixonei…PARABéNS!! .Preciso muito ficar informada sobre o meu idioma,não só porque uso no meu trabalho,mas também para outras finalidades.Acho lindo saber me expressar bem.Professora Céu, o aprendizado ninguém nos tira, outras coisas podem nos ser tiradas.Quero ser sua aluna sempre…Obrigada por tudo!! Bjos

  62. kayser says

    Condiz o nome a beleza, o Céu a estrela, a palavra que divinamente estonteia. Céu lugar de abrigo aos desafortunados…

  63. Vitor Ribeiro says

    Olá, Céu!
    Apareci por aqui por intermédio de um amigo, e já estou gostando muito do que estou vendo.
    Hoje sou estudante de Letras – port/lit, mas sempre me interessei pelo nosso idioma. Fico triste com o que estão fazendo com a nossa língua…
    Pessoas como você me motivam e inspiram.

    Parabéns pelo blog! Vou ficar ligadinho nos posts.

  64. says

    Parabéns Céu!
    Desejo muito sucesso nessa nova iniciativa. Também tentei cursar Letras, acabei não conseguindo, mesmo assim amo a Língua Portuguesa, sou escritora e tenho um blog desde 2010! Com certeza serei leitora assídua deste blog!

  65. Susana says

    Olá Ceu, parabens pelo blog. Minha lingua e espanhol, mais adoro a lingua portuguesa e estou tentando aprender muito. Suas dicas sao muitas boas. Obrigada por este maravilhoso projeto y vamos manter o contato. Abraco

  66. Renise Medeiros says

    Parabéns, Céu Marques, pelo grande trabalho. Sou sua fã e a curto no Facebook. Que sua jornada de sucesso continue e que vc possa continuar ajudando todos os que amam e admiram esta nossa Língua Portuguesa, tão difícil e cheia de detalhes. Estou na torcida!!! Bjuss

  67. Brito says

    Belo trabalho, parabéns!
    Devia dar um curso on-line. Um site onde vendesse pacotes de ensino para esse público mais jovem ou até para nós, marmanjos rsrs, se atualizar com o portugues ou re-aprender, nunca é ruim!

  68. Eddie says

    Muito legal sua iniciativa! Um grande serviço prestado àqueles que se importam com nosso idioma! Estou sempre aprendendo! Parabéns e obrigado!

  69. Elcio raffani says

    Espero que dezenas de anunciantes que procuram público leitor e escrevedor descubram o teu blog e o atulhem de anúncios, com faturamento suficiente para que tenhas vida financeira ainda mais confortável. Porque divides com tanto amor o teu conhecimento, só posso pensar que dinheiro nas tuas mãos terá destino tão nobre quanto.

    • Céu Marques says

      Que lindas palavras, Elcio! Tomara que aconteça exatamente do jeito que você escreveu. Muito obrigada.

  70. Edilson says

    Olá Céu, saúde e paz!!!

    Parabéns pela página, pela dedicação ao nosso idioma e por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    Que tenhas muito sucesso em sua caminhada.

    Abraços

  71. carmemnh says

    Parabéns pelas postagens e agora pelo blogue. Adoro ler o que colocas no Facebook. Sou professora de Português e sempre sugiro aos meus alunos que curtam e leiam o que divulgas em tua página. Abraços

  72. Andrea Souto says

    Olá Céu! Parabéns pelo blog,curto muito suas postagens no Face e não será diferente aqui. Sucesso em sua nova jornada,o que aliás já é garantido! Chu~~

  73. Priscila Gomes says

    Suas postagens no Facebook são ótimas, pois nos fazem relembrar coisas que às vezes no dia a dia nos esquecemos.

  74. Kethelin says

    Parabéns pelo seu trabalho Céu, sou estudante de letras, e assim como você, sou apaixonada pela Língua Portuguesa.
    Sucesso querida!
    Beijos!!!!

  75. Leo says

    Eu sou argentino e estou aprendendo a língua portuguesa. Tudo o que você postou no facebook foi de grande ajuda para mim, e com certeza este blog vai ser um dos meus preferidos. Obrigado por tudo!!!

    • Céu Marques says

      Fico feliz com as suas palavras, Leo! Adoro também a língua espanhola! “Es muy bienvenido aquí!”

  76. Antonio says

    Depois que conheci a página Língua portuguesa no Facebook comecei então a ter um pouco mais de cuidado com minha fala, até o modo de ouvir outras pessoas com mais atenção, tenho procurando pronunciar as palavras mais corretamente e também saber os sinônimos e aprender os verbos; em tudo isso houve uma boa parcela de contribuição de sua pagina. Muito obrigado, Antonio

  77. André Gonçalves de Oliveira says

    Céu, Parabéns
    Tudo que é Bom e traz benefícios as pessoas, DEUS ajuda a multiplicar.
    Tudo de bom e o meu Muito Obrigado !!!

  78. Benicio says

    Bom dia, professora Céu. Acompanho sua comunidade “LÍNGUA PORTUGUESA” no Facebook e de lá, indiretamente, ajudo muitas pessoas com meus compartilhamentos seus de lá. Espero firmarmos uma parceria que pode ajudar um ao outro. Parabéns pelas iniciativas do blog e da página no Facebook. Espero também colher algum assunto relevante que possa ajudar os meus amigos. Eu também sou formado em Letras, mas no momento estou impossibilitado de exercer a profissão por motivos de forma maior. Um beijo pra você e Feliz 2015!!!!!!

  79. André says

    Boa noite, Céu! Realmente o seu blog é fantástico! Eu gostei muito da explicação, aliás muito bem colocada, sobre o plural das unidades em informática. Sou grande admirador de nossa Língua e também de seu trabalho.
    Parabéns, continue sempre!

  80. carlos luz says

    Parabéns, Maria do Céu, Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos e amor pela nossa língua pátria.
    Por favor, não desista !!!

  81. olcg says

    Parabéns, Céu! Sua página no Facebook é excelente. Com certeza, seu blog seguirá o mesmo caminho.

  82. Paulo oliveira says

    Parabéns minha querida, tenho muita admiração pelo seu trabalho aqui na internet. Aprendo a cada dia com suas publicações. Abraços e continue nos enchendo de conhecimento.

  83. Joas says

    Parabéns Céu! Admiro o seu trabalho através da plataforma internet. A nossa língua portuguesa é linda e muito atraente. Adoro as curiosidades que você compartilha conosco.

    Um grande abraço!

  84. Jessica Ribeiro says

    Oi Céu, sou amante da linga e estou no segundo semestre de Letras. Tenho apenas 19 anos, e um dia quero ter um pouquinho da sua experiencia e sabedoria. Te admiro muito.

    • Céu Marques says

      Com certeza terá, Jessica! Tenho muito a aprender também. Acredite! Agradeço suas palavras.

  85. DRI MARQUES says

    CÉU MARQUES,

    PARABÉNS PELA SUA FORMAÇÃO E PELO SEU TRABALHO!! SOU GRANDE FÃ DO SEU CONHECIMENTO, DEDICAÇÃO E COMPARTILHAMENTO A NÓS, QUE TANTO PRECISAMOS!!

    ACOMPANHO VC NO FACE E AGORA TÔ SEMPRE POR AQUI… E SUAS INFORMAÇÕES SÃO PRECIOSAS!

    QUERO AGRADECER E PARABENIZAR SEMPRE!! BJS.

  86. Raldinei Raldi says

    Você é uma mulher de ouro! Parabéns pelo seu grandioso trabalho, talento e sucesso. Parabéns!!!
    Raldinei.

  87. RAMIRES britto says

    SOU PROFESSORES DE HISTÓRIA E ALUNO DO CURSO DE LETRAS E UM GRANDE FÃ DA SUA PÁGINA. QUERO DAR-LHE OS PARABÉNS E QUE SEJA ESTE BLOG UM SUCESSO TÃO GRANDE QUANTO ESTÁ SENDO A PÁGINA NO FB.

    Atenciosamente,
    RAMIRES REIS.

  88. André says

    Boa noite, Céu! Desejo muito sucesso a você nesta nova etapa. Certamente estarei sempre pronto a colaborar e aprender. Felicidades.

      • FRANCISCO says

        GOSTEI DO SEU BLOG E ESPERO QUE CONTINUE PUBLICANDO ASSUNTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.
        GOSTARIA DE SABER COMO SÃO CHAMADOS OS VERBOS QUE POSSUEM DUAS FORMAS PARA PARTICÍPIO. POR EX PAGO E PAGADO.

        SUCESSOS,

        • Rogerio Fabiano says

          Salve, Céu! Gostei do espaço, de seu conteúdo e da acolhida. Estarei sempre por aqui..
          Que 2016 seja um dos melhores anos de sua vida!
          Grande abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *