20 livros essenciais para o estudo da língua portuguesa

Muitas pessoas escrevem e pedem para que eu dê dicas de um bom material para o estudo da língua portuguesa. Atendendo a esses pedidos, selecionei 20 livros que considero essenciais.

Ter uma boa gramática (ou duas, ou três) é fundamental para que o estudo evolua de forma satisfatória. Além das gramáticas, aconselho a ter por perto guias práticos do português correto, bons dicionários (incluo aqui também os de regência) e, principalmente, um manual da nova ortografia.

Com esse material em mãos, organize o seu tempo, escolha um lugar tranquilo e faça muitos exercícios, conferindo depois o gabarito. Acredito que fazê-los é a melhor forma de tornar o estudo mais proveitoso e dinâmico. Não fique apenas lendo: faça exercícios (muitos). Você notará que o seu rendimento vai melhorar bastante e, consequentemente, os resultados também.

Quem estuda, vai além! Não perca mais tempo e comece agora. Bom estudo a todos!

Por Céu Marques 

1. Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Cunha e Lindley Cintra

celso-cunha


2. Guia Prático do Português Correto – Volumes 1, 2, 3 e 4 (Ortografia, Morfologia, Sintaxe e Pontuação)

claudio-moreno


3. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

dicionário


4. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

dicionário1


5. Moderna Gramática Portuguesa – Evanildo Bechara

evanildo-bechara1


6.  As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos – Fernando Pestana

fernando-pestana-1


7. A Gramática para Concursos Públicos – Fernando Pestana

fernando-pestana


8. Guia Prático da Nova Ortografia – Maurício Silva e Elenice Alves da Costa

guia_pratico_orto_web1


9. Escrevendo pela Nova Ortografia – Instituto Antônio Houaiss

instituto


10. Interpretação de Textos e Semântica para Concursos – Marcelo Rosenthal, Lilian Furtado, Tiago Omena e Pedro Henrique

lilian-furtado-marcelo-rosenthal


11. Dicionário Prático de Regência Nominal e Verbal – Celso Pedro Luft

luft


12. Gramática para Concursos – Marcelo Rosenthal

marcelo-rosenthal


13. Gramática Completa para Concursos – Nílson Teixeira de Almeida

nilson-teixeira


14. Nova Ortografia da Língua Portuguesa – Domício Proença Filho

nova-ortografia-da-lingua-portuguesa


15. Português para Concursos (Teoria e 900 questões) – Renato Aquino

rentato-aquino


16. Gramática Metódica da Língua Portuguesa – Napoleão Mendes de Almeida

napoleão-mendes-de-almeida


17. Gramática Histórica – Ismael Coutinho

ismael-coutinho


18. Comunicação em Prosa Moderna – Othon M. Garcia

othon-garcia22


19. Gramática para todos os Cursos e Concursos – Luiz Antonio Sacconi

luiz-antonio-sacconi


20. Gramática da Língua Portuguesa – Pasquale Cipro Neto e Ulisses Infante

pasquale-cipro-neto

74 Comentários

  1. Olá Maria do Céu,
    parabéns pela iniciativa do blog! Você poderia me indicar um livro que explicasse o que é gramática e quais são os seus componentes? Não um livro sobre a gramática deste ou daquele país, mas um livro cujo objetivo seja o de explicar, por exemplo “o que é um pronome? para que serve o pronome?” e só então, depois dessa explicação, viriam os exemplos. Quando se estuda uma outra língua percebe-se como faz falta entender de cor “o que é uma preposição”…obrigado.

  2. Danira 26 de abril de 2017 at 10:25 - Reply

    Bom dia meu filho está no ensino e como é comum por Fortaleza o Colégio aderiu a moda das apostilas. Precisamos urgente de uma boa gramática e o bom livro sobre literatura vc pode nos ajudar Céu. Agradeço.

  3. Carlos Maurício Calei 18 de abril de 2017 at 08:03 - Reply

    Excelente matéria.

  4. António 2 de fevereiro de 2017 at 18:11 - Reply

    Boas obras, gostei imenso!!!

  5. Ilustredesconhecido 30 de outubro de 2016 at 20:40 - Reply

    Nossa a Céu é uma fofa *–*

  6. Carla 25 de agosto de 2016 at 08:50 - Reply

    Olá, preciso de uma ajuda! Tenho uma filha que está na 7 serie e não lembro alguns tópicos para ajudá-la…. Na minha época de escola eu utilizava a gramática do Segala… Mas hj não sei qual a melhor … Queria uma gramatica para auxiliar nos estudos do ensino fundamental e médio… Qual vc indicaria?

  7. Rubem sarmento 17 de agosto de 2016 at 10:13 - Reply

    Excelente blog

  8. Paulo de Tárcio c. Nogueira 26 de julho de 2016 at 03:46 - Reply

    Já que vim até aqui, depois de ler todas as contribuições dos leitores deste blog, gostaria de registar que tenho 66 anos e desde a minha juventude sou apaixonado pela nossa querida língua portuguesa. Estudei letras dois anos. Fui aluno dos Professores Rebouças Macambira e José Lemos no Curso de Letras da UFC, nos anos 70. Fiz letras porque descobrir a beleza e a importância de falar e escrever corretamente o nosso idioma. E aí vai o motivo principal para este texto: o que me despertou para estudar a nossa língua foi o livro Gramática Metódica da Língua Portuguesa do Mestre Napoleão Mendes de Almeida. Não terminei o curso de letras porque o curso era diurno e precisei trabalhar. Fiz Administração para atuar na área empresarial. Depois de anos na iniciativa privada vislumbrei as oportunidades de trabalhar na área pública. Fiz os concursos que me despertaram interesse e hoje, com dois empregos, prestes a me aposentar, me considero um iluminado por Deus e pelas escolhas que fiz na vida. Uma das principais, senão a mais importante, a que me abriu as portas para aprender a gostar de estudar, foi sem dúvida a cumplicidade com a língua portuguesa, e nisso agradeço muito a minha querida mãe, uma humilde costureira, que na sua sábia escolha me deu no início dos anos sessenta a obra do Mestre Napoleão de Almeida para eu estudar. Aquele momento foi o estalo que deu rumo à minha vida. Obrigado, portanto, ao maior dos filólogos da nossa língua portuguesa, no Brasil, pelos agradáveis momentos de convivências no decorrer da minha humilde formação profissional. P.S.: a) A lista é muito boa; e, b) Leciono Logística no Curso de Administração UEMA.

    • Gustavo Barral 17 de outubro de 2016 at 06:41 - Reply

      Parabéns, o seu texto me fez continuar acreditando no ensino de língua portuguesa. Sou professor iniciante de língua portuguesa e estou sempre empenhado na pesquisa de como ensinar cada dia melhor a nossa língua. Por causa de pessoas como você que ainda continuo.

  9. Tirza Myga Garcia 22 de julho de 2016 at 22:36 - Reply

    Sugiro incluir à lista a “Moderna Gramática Brasileira”, de Celso Pedro Luft, e o “Curso básico de redação” de Cláudio Moreno e Paulo Coimbra Guedes (os três Profs. da UFRGS, sendo que o Prof. Luft já é falecido).

  10. Marcelo A. S. Gomes 21 de julho de 2016 at 12:54 - Reply

    Que bobagem, esses livros só servem para estudar gramática e nada a mais!

  11. Alexandre dja 22 de abril de 2016 at 14:35 - Reply

    o meu nome é Alexandre sou guineense falo falo um pouco de português mas quero saber organizar melhor as frase na conversação e também quero melhorar o meu sotaque em português de portugal. não tou na condição de comprar todos os livros, alguns posso mas não todos. como posso fazer?

    • RUdinei m. n. 13 de maio de 2016 at 16:52 - Reply

      Alexandre, boa tarde! a melhor e que mais precisar estudar com rigor: Gramatica Metódica da Língua Portuguesa(Dr Napoleão Mendes de Almeida). Essa Gramática irá auxiliar a conhecer como surgiram(vieram) todas as letras da Língua Portuguesa, além de que tu irás aprender, até mais que MILHARES de PROFESSORES, E mesmo de Pessoas BRASILEIRAS. Boa Sorte

    • ITAIR C PINTO 17 de agosto de 2016 at 19:41 - Reply

      Amigo tudo bem? Se gosta mas não pode comprar todos os livros, sugiro que pesquise na internet, sites e blogues que o ajudarão a melhorar seu português.

    • Danielli 19 de agosto de 2016 at 15:39 - Reply

      O livro de Napoleão Mendes de Almeida você consegue na internet: Gramática Metódica da Língua Portuguesa. Boa sorte.

  12. Thaise hoyler 24 de fevereiro de 2016 at 09:40 - Reply

    Olá, Céu!
    Sou professora de Língua Portuguesa, engatinhando ainda. Poderia, por favor, indicar-me títulos que atendam à minha necessidade de aperfeiçoamento? Muitíssimo obrigada!

    • Gustavo Barral 17 de outubro de 2016 at 06:45 - Reply

      Evanildo Bechara, e todas as gramáticas para concurso, em especial, as gramáticas de: Adriana Figueiredo, Agnaldo Martino. Alem disso, todoa os livros teóricos a respeito da língua portuguesa.

  13. Daniel 25 de dezembro de 2015 at 13:02 - Reply

    Céu, para você, qual é a melhor gramática da Língua Portuguesa? E uma é melhor na fonética, outra na morfologia; ou a melhor é superior em todos os aspectos?
    E de redação de texto, qual o melhor?

    • Céu Marques 27 de dezembro de 2015 at 14:01 - Reply

      Daniel, não acredito que exista a melhor gramática da Língua Portuguesa. Penso que todas são complementares. É importante saber qual é o objetivo de estudo: concurso público, vestibular, Enem, escola ou simplesmente curiosidade em aprender o idioma? Veja qual é o seu e compre aquela que melhor lhe atender. Todas aqui selecionadas são de excelente qualidade.

    • RUdinei m. n. 13 de maio de 2016 at 17:03 - Reply

      Daniel, boa tarde! a melhor e que mais precisa estudar com rigor: Gramatica Metódica da Língua Portuguesa(Dr Napoleão Mendes de Almeida). Essa Gramática não é complementar, pois, até para aprender qualquer outro idioma, i.e, idiomas de origem latina, de origem anglo-saxônica, de origem eslovenas etc., a Gramática irá auxiliá-lo, de forma maravilha. Também irá auxiliá-lo como surgiram(vieram) todas as letras do alfabeto da Língua Portuguesa: a, b, c, d, e, f, g (Nada de BIZU,tipo: palavras que se escrevem com J’ ou ‘G’ etc.; ou se sabe a língua portuguesa ou não se sabe a língua portuguesa. Boa Sorte

  14. Bruno Mendonça 15 de novembro de 2015 at 02:06 - Reply

    Olá.

    Uma gramática que também é muito citada nos cursos de língua portuguesa é a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa do Prof. Domingos Paschoal Cegalla.

    Abraço.

  15. juLIE DE PADUA ROMÃO 26 de outubro de 2015 at 20:16 - Reply

    Olá Céu !
    Não achei a data da tua postagem, assim não consigo saber se esses livros estão atualizados, pois saiu uma nova edição do Bechara, você viu?

    Parabéns pelo blog ! Biejos

  16. novaspei 19 de outubro de 2015 at 16:40 - Reply

    Afiada seleção, parabéns pela contribuição.

  17. Lucas rehe 5 de outubro de 2015 at 02:58 - Reply

    O melhor é do Napoleão , o resto é para passar analfabetos funcionais em vestibular

    • RUdinei m. n. 13 de maio de 2016 at 17:05 - Reply

      Lucas, boa tarde! Parabéns pela serenidade na resposta: DR. NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA…quanto ao resto, é o resto!

    • elton 8 de agosto de 2016 at 13:25 - Reply

      Obrigado pela listagem! Está ajudando muito, principalmente como um pontapé inicial para o estudo da gramática, talvez eu não a use completamente mas certamente ela será o meu guia através do estudo da língua portuguesa.

      Obrigado!

      Elton

  18. mARIA lUISA 15 de setembro de 2015 at 12:18 - Reply

    José Maria da Costa, Manual de Redação Profissional. Maravilhoso!

  19. tereza 24 de agosto de 2015 at 10:11 - Reply

    Céu
    seu auxílio à nossa língua tem sido sem igual.
    obrigada e fique firme.

    • Céu Marques 24 de agosto de 2015 at 10:14 - Reply

      Obrigada pelas palavras, Tereza!

  20. natalia.ricciardi 11 de agosto de 2015 at 09:39 - Reply

    Parabéns, Céu!

    Livros essenciais para o conhecimento e aprofundamento da sua maravilhosa língua portuguesa. Sou argentina, e professora de Licenciatura Plena em português nesse país. Ultimamente estamos explorando as gramáticas descritivas de Marcos Bagno e Ataliba Castilho. Considero pecas fundamentais para complementar essa lista, já que elas têm uma visão sociolinguística fundamental para ensinar ou estudar uma língua tão rica em variedades como o português.

    • RUdinei m. n. 13 de maio de 2016 at 17:10 - Reply

      Natalia,boa tarde! Tu queres aprender com inteligência e discernimento a língua portuguesa e até mais que professores e pessoas brasileiras: Estude a rigor a Gramática Metódica da Língua Portuguesa(Dr. Napoleão Mendes de Almeida). Somente essa grmática irá fazê-la se sentir bem segura, pois não existirá medo em escrever e falar o idioma português. Boa sorte!

    • elton 8 de agosto de 2016 at 13:13 - Reply

      Seu português é excelente

  21. Adriana Urso 5 de agosto de 2015 at 08:37 - Reply

    Também acho que faltou na lista o livro da MACAMBIRA e do MATTOSO CÂMARA ( para professores). Mas é muito boa a lista.

  22. Norma. 5 de julho de 2015 at 20:22 - Reply

    OBRIGADA PELA DICA. SOU ARGENTINA E ESTOU DANDO ÁULAS DE LINGUA PORTUGUESA, ESTOU INTERESSADA EM TUDO O QUE FOR PARA MELHORAR E APRENDER MAIS SOBRE GRAMÁTICA PORTUQUESA.
    ABRAÇOS.

    • Domingos sávio de oliveira 4 de agosto de 2015 at 21:20 - Reply

      Pra mim, Paschoal Cegalla é inigualável.

  23. Luís 5 de julho de 2015 at 19:15 - Reply

    Excelente a lista apontada por você. Penso que ela atende perfeitamente ao título da postagem: “20 livros essenciais para o estudo da Língua Portuguesa”.
    Por serem essenciais, e não para aprofundamento, em nada deixa a desejar ao propósito inicial. Inclusive, recomendei para algumas pessoas que me pedem sugestões do que ter em casa para estudos de nosso amado idioma.
    Parabéns.

    • Rubem sarmento 17 de agosto de 2016 at 10:01 - Reply

      Luís, então, por gentileza, indique aí bons livros para o aprofundamento na língua portuguêsa.
      Abraços.
      Rubem

  24. lamartine Bião Oberg 14 de junho de 2015 at 09:54 - Reply

    Excelente escolha, mas, esquecera-se dos docentes de Português Língua Estrangeura (PLE).
    Recomendo-lhes para os docentes e discentes de PLE, os livros Gramática Ativa 1 e 2 – versão brasileira.
    Publicados em Lisboa pela editora LIDEL (lidel@lidel.pt), para os níveis A1 até C1 e contém 3 CD’s Audio.
    Não se trata de um novo método de PLE,mas, de uma ferramenta de auxílio para docentes e discentes de PLE.

    • JULIANA GONCALVES SANTOS 5 de julho de 2015 at 21:46 - Reply

      Olá!
      Você sabe onde posso encontrá-lo?
      Obrigada!

      • Ilza Arruda 30 de julho de 2016 at 21:27 - Reply

        Talvez você consiga comprá-lo através do site da editora (LIDEL-lidel@lidel.pt)

  25. Léia campos 13 de junho de 2015 at 18:44 - Reply

    Boas sugestões.
    Como especialista no assunto, esclareço que há sugestões para pessoas que se encontram em vários níveis. Uma apenas, tendo em vista as particularidades da Língua Portuguesa, não seria suficiente. É claro que existem diversas fontes, mas as citadas pelo Dr. Jerônimo Lima atendem a um público diversificado.

  26. adirene 12 de junho de 2015 at 19:57 - Reply

    Moderna Gramática, do Evanildo Bechara é excelente e não troco o meu dicionário Aurélio por nenhum outro.

  27. Carla Marques 12 de junho de 2015 at 19:47 - Reply

    Olá,

    Gostaria de algumas sugestões sobre redação.

  28. Veneza Farias 6 de junho de 2015 at 15:15 - Reply

    Recomendo “A Gramática e As dúvidas mais comuns – Fernando Pestana”!! Excelentes!!!

    • Céu Marques 11 de junho de 2015 at 15:55 - Reply

      Também recomendo, Veneza!

  29. Eugenio Nahes 4 de junho de 2015 at 23:03 - Reply

    Obrigado Céu pela sua sabedoria e polidez!

    • Céu Marques 11 de junho de 2015 at 16:04 - Reply

      Agradeço suas palavras, Eugenio!

  30. Paula 4 de junho de 2015 at 22:36 - Reply

    A Gramática do Pestana é boníssima.

    • Céu Marques 11 de junho de 2015 at 16:05 - Reply

      Concordo com você, Paula!

  31. Flávio Barbosa 4 de junho de 2015 at 19:11 - Reply

    Faltou a gramática do professor Agnaldo Martino, a gramática do professor Renato Aquino eu também tenho rsrsr…

    • silvania 5 de julho de 2015 at 20:40 - Reply

      A gramática do professor Agnaldo Martino é excelente

  32. camila 4 de junho de 2015 at 18:03 - Reply

    Gosto muito do livro do Cegalla… ótimo

  33. Hevandira de oliveira arruda 29 de maio de 2015 at 18:28 - Reply

    Valeu a dica!

  34. antónio Barbosa Andrade 27 de maio de 2015 at 10:29 - Reply

    Gostei imenso destas sugestões. Gosto muito da língua portuguesa e aprofundar os meus conhecimentos.

    • Céu Marques 11 de junho de 2015 at 16:06 - Reply

      Que bom, António! Você está no lugar certo. 🙂

  35. Morvan Araújo 27 de maio de 2015 at 00:10 - Reply

    A melhor de todas você não citou: “Gramática Metódica da Língua Portuguesa – Prof. Napoleão Mendes de Almeida”.

    • Céu Marques 27 de maio de 2015 at 15:14 - Reply

      Obrigada por citá-la agora, Morvan!

    • Céu Marques 1 de junho de 2015 at 19:29 - Reply

      Acrescentei agora na lista. Obrigada!

    • Jânia 12 de junho de 2015 at 21:48 - Reply

      Citou, sim. É a indicação 16.

  36. Antonia 26 de maio de 2015 at 21:38 - Reply

    gostei muita das discas sobre gramática.

  37. Jessika 26 de maio de 2015 at 20:28 - Reply

    Céu, você acha que a Gramática Houaiss é uma boa aquisição?

  38. Ana 26 de maio de 2015 at 20:19 - Reply

    Excelentes dicas!!!

  39. Ana Maria 26 de maio de 2015 at 18:55 - Reply

    Adorei os livros e seu empenho.

  40. pROF. Evandro J. Garcia 26 de maio de 2015 at 18:50 - Reply

    LISTAGEM POBRE DEMAIS!
    Deixar de mencionar uma Gramática Histórica do Prof. Ismael Coutinho, Comunicação em Prosa Moderna do Prof. Othon M. Garcia, as gramáticas do Prof. Luiz Antonio Sacconi, as do Prof. Pasquale Cipro Neto, Antenor Nascentes e Manoel de Said Ali ou os livros do Prof. José Rebouças Macambira é desconhecer o que interessa a todos nós!

    • Fernando cavalcanti 27 de maio de 2015 at 03:52 - Reply

      Também achei. E Celso Luft em termos de dicionários de regência é como um mini Aurélio, só tem as palavras de cujas regências não temos dúvidas.

    • Céu Marques 27 de maio de 2015 at 15:16 - Reply

      Prof. Evandro, obrigada por citá-las e enriquecer ainda mais o nosso blog.

    • Céu Marques 1 de junho de 2015 at 19:31 - Reply

      Prof. Evandro, acrescentei agora na lista alguns livros que o senhor citou. Obrigada!

    • Nick 4 de junho de 2015 at 20:34 - Reply

      Muito bom citar suas sugestões, professor Evandro. Se tivesse sido um pouco mais delicado seria ainda melhor! Desnecessário o “LISTAGEM POBRE DEMAIS!”
      E você, com belíssimas sugestões, poderia dispensar o professor Pasquale. Ele não acrescenta muito ao que já sabemos.

      • Teresita 26 de agosto de 2015 at 23:55 - Reply

        Penso o mesmo que vc Nick….. Acho que se pode dizer o mesmo e nào ser tào dur com o professor…. Eu tenho um monte de livros para aprender Portuqués e este listado eu pensó que è muito bom….. Quando viaje a POA em Otovre comprarei mais algúm deste listado na Livraría Cultura do Shopping…. Muito obrigada a todos…beijào

  41. Tereza Gentil 26 de maio de 2015 at 18:39 - Reply

    Excelentes os livros recomendados. Adorei a dica!

  42. Wolf 26 de maio de 2015 at 18:09 - Reply

    Sou alemão, de 73 anos; moro em Berlim e em Sao Paulo. Falo inglês, alemão e um pouquinho português. Na escola aprendavva latim e grego clássico.
    Quero melhorar meu português (fala e escrita), vocabulário, syntaxe, fala coloquial, frases. Entre outros. Acho que eu preciso muitos exercicios gramaticais. Mas nao tenho dinheiro para comprar todos os 15 livros essenciais. Por favor me aconselhe.

  43. haiana 26 de maio de 2015 at 16:02 - Reply

    Antigamente eu adorava a gramática Hernane Terra, mas com o novo acordo a que eu usava ficou defasada. Você sabe me dizer se já existe dela com o novo acordo? Procurei na net e não achei, gosto da do professor. Se não souber e conhecer, poderia me indicar uma que a substitua com o mesmo nível? Obrigada.

  44. Cleide Albuquerque 26 de maio de 2015 at 15:02 - Reply

    amei a dica!

Deixe um comentário